OS FILMES EM LETRAS DE FORMA E IMAGENS ESTÁTICAS
POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE O CINEMA E A IMPRENSA
Resumo
Quando o historiador trabalha com cinema, ele precisa constantemente recorrer a outros tipos de documentos que o ajudem a compreender aspectos diversos sobre determinada sociedade que é seu objeto de estudo. Sejam documentos contemporâneos ao lançamento do filme ou não, esse diálogo pode enriquecer a análise, pois os filmes por si só são limitados quando nosso objetivo é compreender a sociedade na qual aquele filme está inserido. O objetivo desse artigo é refletir sobre as possibilidades do uso da imprensa pelo historiador que trabalha com cinema. Para isso, a proposta é apresentar trechos de pesquisas que eu desenvolvi no mestrado e no doutorado sobre as obras de John Ford (1894-1973) e Clint Eastwood (1930-), dois diretores estadunidenses, e a maneira como utilizei críticas cinematográficas, publicidades e reportagens da imprensa
dos Estados Unidos para compor minhas análises, mostrando como a inclusão dessas outras fontes contribuiu para ampliar meu olhar sobre os filmes estudados.
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