REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS HISTÓRICOS CONTRA OS DISCURSOS HEGEMÔNICOS
Resumo
Esse trabalho se propôs a refletir sobre a produção e utilização dos jogos digitais como forma de disseminar discursos minoritários que enfrentam barreiras socioeconômicas para sua difusão e discussão. Para tanto, partimos da análise dos principais componentes que permitem aos jogos participar do processo de formação da memória. Utilizamos como estudo de caso dois jogos de FPS Sniper Elite 2 e Medal of Honor Above and Beyond, que têm como tema a 2ª Guerra Mundial. Ambos os jogos são casos de sucesso que foram construídos com base no discurso estadunidense sobre este conflito. Baseado nesse sucesso propomos a reflexão sobre como poderíamos utilizar os jogos digitais como meios para a disseminação de discursos minoritários, abordando alguns exemplos atuais, discutindo alguns dos pontos que podem estar relacionados ao fato destes jogos não terem atingido sucessos tão grandiosos. O caminho traçado por esta reflexão, ainda inicial, permitiu observar que os jogos com discursos minoritários não contam com tantas ferramentas de engajamento quanto as suas contrapartes, contudo,
consideramos que este problema pode ser sanado através de iniciativas de vinculação com empresas menores de jogos, ou mesmo com desenvolvedores solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.