O DESENVOLVIMENTO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MEDIEVO

ANALISANDO ASPECTOS DO TRATADO DE LOS NIÑOS

Autores

  • Larissa Lacé Lacé SOUSA

Resumo

Na Idade Média a sobrevivência das crianças era ameaçada principalmente pelas enfermidades, o desconhecimento terapêutico, perigos no parto, cuidados tardios que as vezes poderiam levá-las a óbito. Como maneira de enfrentar esses desafios haviam os tratados médicos que salvavam vidas através das indicações terapêuticas o que proporcionou a passagem da fragilidade dos recém-nascidos para a segunda fase infantil, das crianças maiores. Assim analisamos o Tratado de Los Niños, composto no início do século XIV pelo físico e mestre da Faculdade de Medicina da Universidade de Montpellier, Bernardo de Gordônio (1258-1318). Nesta comunicação o objetivo é analisar aspectos ligados aos infantes, a introdução deles na educação, e o comportamento que deviam ter frente aos seus pais e mestres. Nesse escrito, estruturado em 28 pequenos capítulos, o autor aborda sobre os primeiros cuidados com os recém-nascidos, a escolha da ama de leite, as doenças mais comuns que afetavam as crianças, indicando os tratamentos e os respectivos meios para conservar a saúde, também ensinava sobre os bons comportamentos. O Tratado é uma obra de prática médica que apesar de ser classificada como fruto da medicina universitária medieval, mostra um panorama geral da vida infantil desde o momento que ainda estava no ventre das mães, o desenvolvimento até a adolescência, buscamos compreender como as crianças foram inseridas nesse meio.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Lacé SOUSA, L. L. (2022). O DESENVOLVIMENTO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MEDIEVO : ANALISANDO ASPECTOS DO TRATADO DE LOS NIÑOS. REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO, 1208/1218. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/periodicos/index.php/caliandra/article/view/83