O DESENVOLVIMENTO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MEDIEVO
ANALISANDO ASPECTOS DO TRATADO DE LOS NIÑOS
Resumo
Na Idade Média a sobrevivência das crianças era ameaçada principalmente pelas enfermidades, o desconhecimento terapêutico, perigos no parto, cuidados tardios que as vezes poderiam levá-las a óbito. Como maneira de enfrentar esses desafios haviam os tratados médicos que salvavam vidas através das indicações terapêuticas o que proporcionou a passagem da fragilidade dos recém-nascidos para a segunda fase infantil, das crianças maiores. Assim analisamos o Tratado de Los Niños, composto no início do século XIV pelo físico e mestre da Faculdade de Medicina da Universidade de Montpellier, Bernardo de Gordônio (1258-1318). Nesta comunicação o objetivo é analisar aspectos ligados aos infantes, a introdução deles na educação, e o comportamento que deviam ter frente aos seus pais e mestres. Nesse escrito, estruturado em 28 pequenos capítulos, o autor aborda sobre os primeiros cuidados com os recém-nascidos, a escolha da ama de leite, as doenças mais comuns que afetavam as crianças, indicando os tratamentos e os respectivos meios para conservar a saúde, também ensinava sobre os bons comportamentos. O Tratado é uma obra de prática médica que apesar de ser classificada como fruto da medicina universitária medieval, mostra um panorama geral da vida infantil desde o momento que ainda estava no ventre das mães, o desenvolvimento até a adolescência, buscamos compreender como as crianças foram inseridas nesse meio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.