OS ANIMAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
UMA ANÁLISE A PARTIR DAS COLEÇÕES HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DO MUNDO E HISTORIAR DA EDITORA SARAIVA
Resumo
As representações pictóricas sempre estiveram presentes no cotidiano humano, desde as pinturas rupestres às imagens digitais do mundo contemporâneo. Ao longo do tempo os animais foram os mais representados. A proposta deste trabalho é identificar como os animais são apresentados nos livros didáticos de História. Analisamos duas coleções dos anos finais do Ensino Fundamental da editora Saraiva: a coleção História e Consciência do Mundo, (meados da década de 1990) e a Historiar, (segunda metade da década de 2010), ambas de Gilberto Cotrim. Dialogamos com as contribuições de Burke (2017), Pesavento (2014) e Bittencourt (2018; 2020) sobre o uso de imagens no fazer historiográfico e, no caso da última autora, como utilizá-las no ensino de história. Identificamos uma significativa quantidade de representações de animais nas coleções em análise, contudo, poucos são os momentos em que essa presença é analisada, discutindo o papel dos animais na história humana. Assim, essas representações se tornam “ilustrações”, sem a devida reflexão que exigem. As discussões levantadas nessa
comunicação foram fruto de parte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em História da UNEB, Campus II.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.