A ARTE DECORATIVA DE MANOEL PASTANA
Resumo
Manoel Pastana destacou-se no cenário regional e nacional como um pintor capaz de relacionar a sua produção com a construção de uma arte de cunho aplicado a indústria. Nos anos 20 do século XX produziu uma série de elementos que deram visibilidade para a forma como passou a usar da arte. Foi aluno de Theodoro Braga um dos expoentes da arte no Pará. A arte de Manoel Pastana se apresenta em um período em que a própria região amazônica como um todo vivia uma grave crise econômica o que afastava a região do restante do Brasil, seja pela sua distância natural, seja pela dificuldade de acesso em
pleno século XX, gerando para a região uma imagem de ausência de progresso e ambiente inóspito. A vontade de contrapor essa visão fez com que os artistas da época quisessem mostrar a verdadeira Amazônia e traziam em suas obras essa regionalidade com motivos de fauna e flora como referência, além de referências indígenas, principalmente marajoara. Foi o caso de Pastana, artista paraense que se valeu dessas inspirações e foi inspirado pelos cenários que o rodeavam para construir sua arte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.