ESPETÁCULOS DA LIBERDADE
O MOVIMENTO ABOLICIONISTA E O CAMPO TEATRAL NA CIDADE DO RECIFE ENTRE OS ANOS DE 1880 E 1888
Resumo
No Brasil do século XIX, os teatros eram umas das principais formas de entretenimento e sociabilidade (SCHWARCZ e STARLING, 2015; SILVA, 2013). Para além de espaço de divertimento, o movimento abolicionista utilizou o teatro como espaço de disseminação do ideal antiescravista. Com inspiração nas Conferencias Antiesclavistas do abolicionismo espanhol (ALONSO, 2012), o movimento brasileiro combinou discurso político com concertos, artes cénicas e distribuição de cartas de alforria. Formando verdadeiros espetáculos da liberdade, fórmula que se difundiu por todo o Império. Manifestações culturais, como essa, foram fundamentais para a mobilização e divulgação do abolicionismo (ALONSO, 2015). Recife se alinhava à outras capitais oferecendo espetáculos de cunho abolicionista de 1880 a 1888, por isso escolhemos esse período como recorte cronológico da presente pesquisa. Esses espetáculos eram amplamente divulgados na imprensa pernambucana, inclusive no Diário de Pernambuco, utilizado nesta pesquisa como fonte principal. Para analisar a organização e uso dos espetáculos
teatrais como espaço para divulgação das ideias dos abolicionistas na cidade do Recife, consultamos as páginas do Diário de Pernambuco disponíveis no site da Biblioteca Nacional Digital. Mapeamos no jornal 82 eventos de propaganda abolicionista em teatros na cidade do Recife, entre os anos de 1884 e 1889. As informações coletadas foram interpretadas de forma quantitativa e qualitativa. Com base na História Social Inglesa, que compreende as sociedades como uma dinâmica, com conflitos, conciliações e resistências, analisamos os eventos teatrais inseridos nas estratégias de mobilização social para a abolição.
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